Conceitos envolvendo os tipos de válvulas

Conheça os conceitos envolvendo os tipos de válvulas na hora de fazer seu projeto

Vamos abordar nesse post um tema extremamente importante, a introdução dos conceitos envolvendo os tipos de válvulas, para entendermos genericamente sua utilização, no intuito de orientar a escolha correta para cada aplicação.

Cada tipo de válvula tem uma aplicação específica, muitas vezes, conhecer ao que se destina um produto, faz toda diferença no desempenho de sua instalação e poderá determinar o sucesso em seu projeto.

Válvulas de bloqueio

São válvulas projetadas para trabalhar totalmente abertas ou fechadas, nunca em posições intermediárias, pois pode danificar seus componentes internos ou causar vibrações e ruídos.

Essas válvulas têm uma característica muito interessante de passagem do fluído por seu interior com o mínimo de restrição ou perturbação e geralmente são utilizadas quando se deseja o mínimo de perda de carga em função de sua passagem reta;

Comumente vemos sendo utilizadas em locais onde se deseja isolar algum equipamento ou bomba ou ainda saídas de reservatório, com o objetivo de isolar todo ramal à sua frente.

Podemos citar na linha Dulong as válvulas tipo gaveta ou tipo macho.

Válvulas de regulagem ou controle de fluxo

Enquanto as válvulas de bloqueio proporcionam uma restrição completa ao escoamento do fluído, as válvulas de controle, sendo manuais ou automáticas, podem trabalhar com restrição variável ou total.

No caso de restrição total, funcionam também como uma válvula de bloqueio, porém, quando totalmente abertas sua geometria interna oferece maior dificuldade para a passagem do fluido, ocasionando grandes perdas de cargas.

São dimensionadas para trabalhar com restrição variável, abrindo ou fechando de acordo com a necessidade do usuário, efetuando desta forma o controle do fluído que passa.

Podemos citar as válvulas Globo ou Agulha Dulong.

Válvulas auto operadas

São aquelas que não tem necessidade de serem acionadas manualmente ou remotamente para seu funcionamento, sem volantes ou manípulos de acionamento.

Seu funcionamento é automático, são acionadas pelo próprio fluido.

Podemos citar na linha de válvulas Dulong as Portinholas, Retenções e as Válvulas de Alívio.

As Portinholas e Retenções funcionam da mesma forma, quando o fluído passa por elas empurra o disco de vedação e libera a passagem, quando o fluído tenta retornar o disco de vedação é pressionado contra a sede da válvula e desta forma não permite o retorno do fluído.

No caso da Alívio, ela fica normalmente fechada, com o disco pressionado na sede por uma mola. Quando há elevação da pressão do sistema acima da força exercida pela mola o fluido é liberado, passando pela válvula e sendo direcionado para atmosfera ou algum reservatório, quando a pressão baixa, a mola volta a realizar vedação da válvula.

Válvulas combinadas

São as válvulas que combinam características de funcionamento, hora bloqueio, hora auto operadas, podendo ter as duas características ao mesmo tempo.

Extremidades das válvulas

As extremidades das válvulas são as regiões onde se faz o acoplamento ao tubo roscado.

As extremidades das válvulas Dulong são roscadas e utilizam o padrão de roscas da Norma Mercosul NM ISO 7.1, (origem ISO – 7.1 e BS 21), normalmente conhecidas como roscas Whitworth Gás ou BSP ou o padrão de roscas da norma americana ANSI B 21, normalmente conhecidas como roscas NPT.

As roscas NPT são sempre cônicas, internas ou externas, e as roscas BSP externas sempre cônicas e as roscas internas podendo ser paralelas ou cônicas.

No caso específico das roscas internas das válvulas Dulong, as roscas BSP ISO 7.1 internas são sempre paralelas.

2 comentários em “Conceitos envolvendo os tipos de válvulas”

  1. MARQUES MÁQUINAS E SERVIÇOS LTDA. disse:

    TRABALHA COM VÁLVULA DE RETENÇÃO VERTICAL? QUAIS AS MEDIDAS?

    1. Olá, bom dia!
      Sim, trabalhamos com Válvulas de Retenção Vertical em várias bitolas, que podem ser conferidas através do nosso Catálogo Digital ou nas fichas de especificação de cada produto em nosso Site.
      Se tiver alguma dúvida estamos a disposição para atendê-lo.
      Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *