Filtro Y. O que é? Para que serve? Saiba mais sobre Filtro Y.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre sujeiras no fluido, suas conseqüências e como atenuar os problemas causados por sua presença, então poderemos entender bem qual função do Filtro “Y” em uma instalação.

Mas o que é filtro “Y”?

O Filtro “Y” é considerado uma Válvula, é constituído por um corpo em bronze com uma tampa roscada e dependendo do modelo, um pequeno dreno para escoar sujeiras e facilitar a limpeza.

No seu interior existe um Elemento Filtrante, onde é realizado a separação e retido as partículas sólidas do fluído.

Então eu posso usá-lo para filtrar a água e beber?

Não!

Ele realiza a separação de partículas sólidas de um fluído, porém, não ao ponto de deixar próprio ao consumo, é diferente do processo de filtragem de água para deixar pronta ao consumo, onde além de filtração é realizado o tratamento da água, não é o nosso caso aqui.

Então como é esse Elemento Filtrante?

No caso do Filtro “Y”, o Elemento Filtrante nada mais é do que uma chapa de aço inoxidável perfurada.

Ela é enrolada então encaixada no interior do corpo, onde o fluido obrigatoriamente tem que passar deixando eventuais sujeiras.

Filtro Y
Ilustração do fluido passando pelo interior do filtro Y

Mas porque esse nome estranho Y?

Pela sua configuração de montagem e aplicação, a geometria lembra uma letra Y deitada.

É verdade, mas porque sempre parece estar de cabeça para baixo?

Sua posição de instalação é fundamental para que haja sucesso na sua aplicação.

Com a parte do dreno para baixo, garantimos que esteja sempre afogado, ou seja, sempre cheio de fluido, isso ajuda a evitar um fenômeno chamado cavitação (falamos em outro post), além do mais, quando for realizado a limpeza através do dreno ou da tampa, a sujeira já escoa pelo próprio efeito da gravidade.

Mas porque alguns tem dreno e outros não?

O dreno ou bujão de limpeza, como o próprio nome diz, é utilizado para escoar o fluido e limpar partículas de sujeira acumuladas no filtro, sem que haja necessidade de retirar a tampa da válvula o que ocasionará o desprendimento do elemento filtrante.

Como a válvula fica instalada com o a tampa e o dreno voltados para baixo, nem sempre é fácil recolocar o elemento filtrante novamente em seu local apropriado, se você retirar a tampa.

Alguns produtos não dispõem do bujão de limpeza, por economia na fabricação, mas é muito útil e desejável que disponham desse recurso.

No lugar desse bujão pode ser instalado uma válvula, um purgador manual ou até mesmo um eletrônico, ligados através de um niple, o que irá propiciar possibilidade de limpezas mais freqüentes, muito mais rápidas e ainda sem a necessidade de ter que parar todo seu processo produtivo para essa limpeza.

O que pode acontecer se eu não usar esse Filtro “Y”?

São comuns problemas de vazamentos em válvulas ocasionados por sujeiras que se alojam nos discos de vedação e sede, provocando até mesmo deformações permanentes.

Ocorre também mal funcionamento ou até mesmo emperramento de acionamento das partes móveis, como haste, gaxetas e anéis de vedação.

Além das válvulas em geral, eles protegem manômetros, purgadores, reguladores de pressão e até mesmo bombas, que com o tempo expostas a sujeiras, diminuem vida útil dos rotores e componentes internos.

Faça instalação de filtros em seu sistema e estabeleça uma rotina com freqüência determinada para esgotamento e limpeza do elemento filtrante, certamente essa rotina irá trazer inúmeros benefícios para sua rede hidráulica.

Restou alguma dúvida ou tem alguma sugestão?

Fique à vontade em nos dizer, reunimos muitas informações no dia a dia e procuramos expor em nosso canal, a fim de contribuir para disseminar informações.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *