Perda de carga em Válvulas

Vamos abordar nesse post dados de perda de carga em válvulas.

Todo fluido transportado por um duto tem uma pressão inicial que vai diminuindo conforme o fluido vai percorrendo pela tubulação e ao passar por cotovelos, válvulas ou conexões.

Mas o que é perda de carga?

Perda de carga é a energia que um fluido sob pressão perde ao longo do seu percurso.

E porque é importante saber sobre isso?

Imagine que tenha uma bomba jogando o fluido de um reservatório de um ponto baixo para uma caixa d’água em um local mais alto, é preciso saber quanto de energia seu percurso irá te roubar para poder dimensionar a bomba, para que assim o fluido consiga chegar ao ponto mais alto.

As válvulas em bronze Dulong são elementos de um sistema hidráulico, e como todos esses elementos, elas também apresentam perdas de carga localizada.

Cada modelo e bitola têm uma determinada perda de carga localizada, associada sempre ao seu perfil interno e ao perfil e posição do obturador em relação à passagem.

Válvulas com geometrias internas complexas e com mudanças de direção na passagem do fluído tendem a ter maiores valores de perdas localizadas, já válvulas com passagens retas e plenas, tendem a ter seus valores de perda localizada reduzidas.

Os valores de perda de carga localizada de cada válvula são equivalentes a metros de tubulação.

A Dulong fornece os usuários e clientes as perdas de carga localizada (m) para cada tipo de válvula, considerando a válvula toda aberta, confira.

Tabela de perda de carga

As Válvulas Dulong são dimensionadas de forma a garantir que haja os menores valores possíveis de perdas de carga, oferecem sempre passagem plena conforme estabelecidos em normas de construção.

Restou alguma dúvida? Consultem-nos, temos um corpo técnico especializado que poderá dar todo apoio necessário.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube

Um comentário em “Perda de carga em Válvulas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *