Posts

Filtro Y. O que é? Para que serve? Saiba mais sobre Filtro Y.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre sujeiras no fluido, suas conseqüências e como atenuar os problemas causados por sua presença, então poderemos entender bem qual função do Filtro “Y” em uma instalação.

Mas o que é filtro “Y”?

O Filtro “Y” é considerado uma Válvula, é constituído por um corpo em bronze com uma tampa roscada e dependendo do modelo, um pequeno dreno para escoar sujeiras e facilitar a limpeza.

No seu interior existe um Elemento Filtrante, onde é realizado a separação e retido as partículas sólidas do fluído.

Então eu posso usá-lo para filtrar a água e beber?

Não!

Ele realiza a separação de partículas sólidas de um fluído, porém, não ao ponto de deixar próprio ao consumo, é diferente do processo de filtragem de água para deixar pronta ao consumo, onde além de filtração é realizado o tratamento da água, não é o nosso caso aqui.

Então como é esse Elemento Filtrante?

No caso do Filtro “Y”, o Elemento Filtrante nada mais é do que uma chapa de aço inoxidável perfurada.

Ela é enrolada então encaixada no interior do corpo, onde o fluido obrigatoriamente tem que passar deixando eventuais sujeiras.

Filtro Y
Ilustração do fluido passando pelo interior do filtro Y

Mas porque esse nome estranho Y?

Pela sua configuração de montagem e aplicação, a geometria lembra uma letra Y deitada.

É verdade, mas porque sempre parece estar de cabeça para baixo?

Sua posição de instalação é fundamental para que haja sucesso na sua aplicação.

Com a parte do dreno para baixo, garantimos que esteja sempre afogado, ou seja, sempre cheio de fluido, isso ajuda a evitar um fenômeno chamado cavitação (falamos em outro post), além do mais, quando for realizado a limpeza através do dreno ou da tampa, a sujeira já escoa pelo próprio efeito da gravidade.

Mas porque alguns tem dreno e outros não?

O dreno ou bujão de limpeza, como o próprio nome diz, é utilizado para escoar o fluido e limpar partículas de sujeira acumuladas no filtro, sem que haja necessidade de retirar a tampa da válvula o que ocasionará o desprendimento do elemento filtrante.

Como a válvula fica instalada com o a tampa e o dreno voltados para baixo, nem sempre é fácil recolocar o elemento filtrante novamente em seu local apropriado, se você retirar a tampa.

Alguns produtos não dispõem do bujão de limpeza, por economia na fabricação, mas é muito útil e desejável que disponham desse recurso.

No lugar desse bujão pode ser instalado uma válvula, um purgador manual ou até mesmo um eletrônico, ligados através de um niple, o que irá propiciar possibilidade de limpezas mais freqüentes, muito mais rápidas e ainda sem a necessidade de ter que parar todo seu processo produtivo para essa limpeza.

O que pode acontecer se eu não usar esse Filtro “Y”?

São comuns problemas de vazamentos em válvulas ocasionados por sujeiras que se alojam nos discos de vedação e sede, provocando até mesmo deformações permanentes.

Ocorre também mal funcionamento ou até mesmo emperramento de acionamento das partes móveis, como haste, gaxetas e anéis de vedação.

Além das válvulas em geral, eles protegem manômetros, purgadores, reguladores de pressão e até mesmo bombas, que com o tempo expostas a sujeiras, diminuem vida útil dos rotores e componentes internos.

Faça instalação de filtros em seu sistema e estabeleça uma rotina com freqüência determinada para esgotamento e limpeza do elemento filtrante, certamente essa rotina irá trazer inúmeros benefícios para sua rede hidráulica.

Restou alguma dúvida ou tem alguma sugestão?

Fique à vontade em nos dizer, reunimos muitas informações no dia a dia e procuramos expor em nosso canal, a fim de contribuir para disseminar informações.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube

Válvula Agulha. O que é Válvula Globo de Agulha?

A válvula agulha é um tipo de Válvula Globo e tem funcionamento semelhante a uma Globo comum, mas é comumente conhecida como Válvula de Agulha.

Mas então porque Válvula Agulha e não simplesmente Válvula Globo?

Porque esse tipo de Válvula tem uma função bem específica.

Mas antes de detalharmos essa função, vamos relembrar Válvulas Globo?

Pois bem, de forma resumida, Válvulas Globo:

São válvulas geralmente com formato do corpo arredondado, para facilitar o escoamento do fluido, daí seu nome.

Válvula Globo é um tipo de válvula de bloqueio, mas também muito utilizada para controle do fluxo e para estrangular a passagem do fluído, além do bloqueio.

Essa característica de estrangular e controlar a vazão do fluido é permitida pelo formato de seu obturador e o sentido de fluxo em seu interior.

O fluído entra por baixo do obturador, passando pela sede e então saindo da válvula, fazendo um percurso em forma de “S

Quanto maior sua abertura maior será a vazão e ao contrário, quanto menos levantar o disco menor será a quantidade de fluído que irá passar até cessar totalmente.

Seu movimento de abrir ou fechar é realizado acionando o volante, quando giramos no sentido anti-horário abrimos a válvula e quando giramos o volante no sentido horário fechamos a válvula.

 Os movimentos de abrir e fechar sobem ou descem a haste respectivamente, sendo então nos modelos fabricados pela Dulong chamadas de de hastes ascendentes.

Tem a grande vantagem de fechamento e abertura gradativos, isso faz com que a velocidade de estrangulamento ou abertura seja relativamente lentas, o que minimizam efeitos do golpe de ariete.

Se por um lado sua geometria interna permite regulagem do fluido, por outro causa uma grande perda de carga, mesmo com o disco todo aberto, o fluido para passar de um lado a outro tem que vencer duas mudanças bruscas de direção.

Características das Válvulas Globo

  • Abertura gradativa
  • Controle de passagem do fluido
  • Indicada para operações freqüentes
  • Fluxo em um único sentido
  • Perda de carga elevada

Mas então, porque mesmo Válvula Agulha e não simplesmente Válvula Globo?

Porque esse tipo de Válvula tem uma função bem específica, a de regular o fluxo com maior precisão.

As Válvulas Agulha têm a função principal de regular a vazão, apesar de ainda manter todas as características das Válvulas Globo, como por exemplo bloqueio do fluido.

O nome Agulha vem exatamente da geometria do seu obturador que tem a configuração de um cone com a extremidade bem fina.

O diâmetro de passagem na sede do corpo também costuma ser bem reduzido.

A haste possui um passo de rosca bem fino, para que, quando acionada para abertura ou fechamento, promova uma abertura gradativa e lenta.

Todas essas características específicas, em conjunto, fazem com que tenhamos maior sensibilidade nas regulagens de vazão.

Válvula de Agulha

Restou alguma dúvida?

Procuramos uma forma de linguagem bem simplificada para expormos os assuntos, mas fique à vontade em nos consultar caso tenha restado alguma dúvida.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube