Válvula Agulha. O que é Válvula Globo de Agulha?

A válvula agulha é um tipo de Válvula Globo e tem funcionamento semelhante a uma Globo comum, mas é comumente conhecida como Válvula de Agulha.

Mas então porque Válvula Agulha e não simplesmente Válvula Globo?

Porque esse tipo de Válvula tem uma função bem específica.

Mas antes de detalharmos essa função, vamos relembrar Válvulas Globo?

Pois bem, de forma resumida, Válvulas Globo:

São válvulas geralmente com formato do corpo arredondado, para facilitar o escoamento do fluido, daí seu nome.

Válvula Globo é um tipo de válvula de bloqueio, mas também muito utilizada para controle do fluxo e para estrangular a passagem do fluído, além do bloqueio.

Essa característica de estrangular e controlar a vazão do fluido é permitida pelo formato de seu obturador e o sentido de fluxo em seu interior.

O fluído entra por baixo do obturador, passando pela sede e então saindo da válvula, fazendo um percurso em forma de “S

Quanto maior sua abertura maior será a vazão e ao contrário, quanto menos levantar o disco menor será a quantidade de fluído que irá passar até cessar totalmente.

Seu movimento de abrir ou fechar é realizado acionando o volante, quando giramos no sentido anti-horário abrimos a válvula e quando giramos o volante no sentido horário fechamos a válvula.

 Os movimentos de abrir e fechar sobem ou descem a haste respectivamente, sendo então nos modelos fabricados pela Dulong chamadas de de hastes ascendentes.

Tem a grande vantagem de fechamento e abertura gradativos, isso faz com que a velocidade de estrangulamento ou abertura seja relativamente lentas, o que minimizam efeitos do golpe de ariete.

Se por um lado sua geometria interna permite regulagem do fluido, por outro causa uma grande perda de carga, mesmo com o disco todo aberto, o fluido para passar de um lado a outro tem que vencer duas mudanças bruscas de direção.

Características das Válvulas Globo

  • Abertura gradativa
  • Controle de passagem do fluido
  • Indicada para operações freqüentes
  • Fluxo em um único sentido
  • Perda de carga elevada

Mas então, porque mesmo Válvula Agulha e não simplesmente Válvula Globo?

Porque esse tipo de Válvula tem uma função bem específica, a de regular o fluxo com maior precisão.

As Válvulas Agulha têm a função principal de regular a vazão, apesar de ainda manter todas as características das Válvulas Globo, como por exemplo bloqueio do fluido.

O nome Agulha vem exatamente da geometria do seu obturador que tem a configuração de um cone com a extremidade bem fina.

O diâmetro de passagem na sede do corpo também costuma ser bem reduzido.

A haste possui um passo de rosca bem fino, para que, quando acionada para abertura ou fechamento, promova uma abertura gradativa e lenta.

Todas essas características específicas, em conjunto, fazem com que tenhamos maior sensibilidade nas regulagens de vazão.

Válvula de Agulha

Restou alguma dúvida?

Procuramos uma forma de linguagem bem simplificada para expormos os assuntos, mas fique à vontade em nos consultar caso tenha restado alguma dúvida.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *