Válvula de Retenção. Quais são os tipos?

Válvulas de Retenção
Válvulas de Retenção

Válvulas de Retenção – Generalidades

Uma Válvula de retenção Dulong é considerada uma Válvula auto operada, ou seja, não necessitam de ação externa para funcionar, o próprio sentido de direção do fluxo faz com que elas operem.

Elas permitem a direção do fluxo em um único sentido, fazendo o bloqueio automático caso haja tendência de refluxo, por isso também conhecidas como não retorno.

Principais formas construtivas


Válvulas de retenção horizontal

As válvulas de retenção horizontais têm o mesmo corpo das válvulas globo, com o mesmo sentido do fluxo, o que as diferencia é o modo que trabalham, onde o fluido ao entrar na válvula levanta o obturador, esse por sua vez irá permitir a passagem do fluído e não permitirá o refluxo, fechando automaticamente quando ocorrer.

As válvulas de retenção horizontal são indicadas para serviços em linhas de fluídos em geral e vapor, normalmente utilizadas em conjunto com as válvulas globo ou válvulas gaveta, sempre em tubulação horizontal.

Válvula de Retenção Horizontal
Valvula de Retenção Horizontal

Válvula de retenção com portinhola

As Válvulas de Retenção com portinhola funcionam de modo similar às retenções horizontais, porém com todos os componentes e geometria próprios.

Elas são compostas por um corpo que apóia um disco fixado por uma alavanca, esse dois últimos conhecidos por portinhola, e pino preso transversal suportando a portinhola que fica em balanço dentro da válvula.

O fluxo irá fluir no sentido de escoamento levantando a portinhola, que não permitirá o retorno.

A grande vantagem desse tipo de válvula é sua passagem reta, proporcionando pequena perda de carga.

Recomenda-se que sejam instaladas em conjunto com alguma válvula de bloqueio operada manualmente, por exemplo, globo ou gaveta.

O uso de retenções portinhola em sistemas com alta velocidade causará ruídos excessivos e desgaste prematuro, uma vez que o fluído está sempre em contato com o disco e o empurrando para liberar a passagem.

Da mesma forma, fluxos pulsantes irão ficar batendo o disco contra a sede do corpo, causando os mesmos efeitos e também não recomendado.

Os discos podem ser de vedação metálica ou insertados com elastômero.

Válvula de Retenção com Portinhola
Valvula de Retenção com Portinhola

Válvula de retenção vertical

Como o próprio nome diz, são retenções para se trabalhar somente em fluidos ascendentes, sempre na posição vertical.

Suas extremidades, de entrada e saída, são alinhadas no mesmo eixo e o corpo possui seta indicativa de direção do fluxo.

Internamente, há um disco com um pino guiado no corpo. Esse disco é levantado (sempre fluxo ascendente) pelo fluido permitindo sua passagem, e retornando à posição fechado quando há refluxo.

O disco de vedação pode ser metálico ou com elastômero insertado.

Válvula de Retenção Vertical
Valvula de Retenção Vertical

Válvulas de retenção para fundo de poço

As retenções fundo de poço, ou válvula de pé, funcionam exatamente como as retenções verticais, com a diferença que são instaladas nas pontas inferiores da tubulação.

Possui apenas uma extremidade de engate à tubulação, o lado oposto é chamado de crivo.

Com grelhas que impedem as partículas sólidas de tamanhos maiores, como pedregulhos, de serem trazidas para dentro da tubulação, protegendo equipamentos como bombas hidráulicas e até mesmo a própria válvula.

São utilizadas em sistemas de recalque.

Internamente, há um disco com um pino guiado no corpo.

Esse disco é levantado (sempre fluxo ascendente) pelo fluido permitindo sua passagem, e retornando à posição fechado quando há refluxo, mantendo a tubulação e a bomba sempre cheias.

O disco de vedação pode ser metálico ou com elastômero insertado.

Válvula de Retenção Fundo de Poço
Valvula de Retenção Fundo de Poço

Para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços acesse nosso site.