O que é cavitação?

O nome cavitação é dado ao fenômeno físico de vaporização de um líquido e que consiste na formação de bolhas de vapor pela redução da pressão durante seu movimento, ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos.

A este fenômeno costuma-se dar o nome de cavitação pela formação de cavidades dentro da massa líquida.

Como ocorre ?

Cavitação ocorre em certos pontos devido a aceleração do fluido, quando a pressão pode cair a um valor abaixo da pressão de vapor do líquido, então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor, isto é, o líquido entra em ebulição.

cavitação formação de bolhas

Após a formação das bolhas, essas serão carregadas e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente acima da pressão de vapor do líquido, então as bolhas de vapor entrarão em colapso e implodirão, tornando se liquido novamente.

Cavitação tornando-se liquidos

O que a cavitação causa?

Se a região de colapso das bolhas for próxima a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material que, com o fluxo constante,  irão crescer e provocar o descolamento de material da superfície, originando uma cavidade de erosão localizada.

Este é um fenômeno físico molecular que se dissemina e tende a aumentar com o tempo, causando a ruína dos rotores, válvulas, tubulações, propulsores e vários outros componentes de um sistema hidráulico.

A cavitação é comum em bombas de água e de óleo, válvulas, turbinas hidráulicas, propulsores navais, pistões de automóveis e até em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de barragens.

Ela deve ser sempre evitada por causa dos prejuízos financeiros que causa devido a erosão associada, seja nas pás de turbinas, de bombas, em pistões, válvulas ou em canais.

Cavitação Filtro Y

Tampa de válvula filtro Y desgastada pela cavitação

O que pode ser feito para evitar o surgimento da cavitação?

  • Elevar o nível do líquido no tanque de sucção;
  • Baixar o ponto de sucção;
  • Manter a tubulação sempre cheia;
  • Dimensionar o sistema para que a bomba fique afogada;
  • Diminuir a temperatura do fluido;
  • Diminuir a velocidade de escoamento;
  • Selecionar um tipo de válvula que tenha uma queda de pressão menor;
  • Usar uma válvula com bitola maior que o DN da tubulação.

Um comentário em “O que é cavitação?”

  1. Olá achei muito interessante os motivos que provoca cavidade em uma tubulação. Trabalho em uma usina de açúcar e álcool sofremos muito com esse problema de cavitacao mas gostei muito das dicas legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *